O que é?

Numa aventura intergaláctica em torno de seis multiversos, a Liga da Ciência
– comandada por Capitão ERA – combate as forças destruidoras que
aniquilam grandes descobertas do mundo científico. Por cada descoberta
roubada, uma realidade alternativa é criada, distorcendo o espaço e o tempo.
Os participantes são encorajados a acompanhar estes super-heróis numa
viagem ao longo de seis portais multidimensionais temáticos.

1
Saúde
2
Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva
3
Segurança Civil para a Sociedade
4
Digital, a Indústria e o Espaço
5
Clima, Energia e Mobilidade
6
Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente

A vitória da Liga da Ciência sobre as forças do mal que ousaram destruir a investigação científica na área das STEAM

A edição “Science League Homecoming” foi um sucesso com a participação de mais de 1000 participantes e 79 investigadores organizados em 32 oficinas práticas. O evento que decorreu a 29 de setembro de 2023 na cidade de Coimbra teve início às 14:00 na Praça 8 de maio, no coração da cidade, onde os nossos super-heróis acolheram a multidão de miúdos e graúdos ávidos por entrar nesta jornada pelas maravilhas da ciência. De seguida foram acompanhados até ao Mercado Municipal onde 79 investigadores os aguardavam com atividades e experiências práticas, dinâmicas e lúdicas, prontas a serem testadas!
A Liga da Ciência realizou três momentos de acolhimento ao público, dois a escolas e um ao público em geral, houve discursos de boas-vindas por parte das entidades parceiras que permitiram a concretização da Noite Europeia dos Investigadores em Coimbra, nomeadamente a Câmara Municipal, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM), a INOVA+ e a Universidade de Coimbra. O evento contou também com momentos de música, de magia, talks científicas motivacionais com investigadoras de renome apaixonadas pela ciência e vários momentos de aprendizagem aliados à boa disposição. Saibam mais através do trailer do evento.

1000 participantes

32 oficinas

A Liga da Ciência venceu com sucesso o
primeiro confronto desta batalha épica!

Foi no passado dia 30 de setembro de 2022 que decorreu a Noite Europeia dos Investigadores em Vila Nova de Gaia, organizada pela INOVA+, com mais de 600 participantes (miúdos e graúdos). O evento “The Age of ERA” foi um verdadeiro sucesso com a presença dos super-heróis do Science Multiverse, que se aliaram aos mais de 90 investigadores, de diferentes centros e instituições de ensino superior para fazer ciência. 
A boa disposição não faltou e foram registados muitos momentos divertidos. Durante o evento, os participantes puderam assistir à encenação teatral da Liga da Ciência, participar em 28 oficinas, ouvir a banda Quinteto e, ainda, assistir a intervenções de importantes oradores, incluindo o anfitrião e Vereador da Câmara Municipal de Gaia, Dário Silva; investigadores com percursos inspiradores, Francisco Veiga Simão e Nuno Camarneiro; e o influencer tecnológico, Bernardo Almeida. Juntou-se também à festa tiktoker Lucas with Strangers. 

600 participantes

28 oficinas

Para quê?

Todas as missões e atividades propostas fazem parte da Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa apoiada pela Ação MSCA & Citizens do Programa Horizonte Europa. O projeto Science Multiverse visa, entre outros objetivos:

Sensibilizar para a importância da ciência, investigação e inovação
Reconhecer o impacto da ciência e investigação na sociedade
Celebrar a ciência e a investigação através de atividades lúdicas e
educativas ligadas a STEAM
Incentivar jovens a optar por carreiras de investigação
Aproximar os cientistas e investigadores do público não-científico
Desconstruir estereótipos associados à ciência, à investigação e às
suas profissões

quem?

A INOVA+ conta com um conjunto de parceiros institucionais, científicos e educativos, bem como com o apoio de várias organizações. Apoie esta iniciativa.