Programa

30 de setembro de 2022
14h00 – 22h00

Centro Social e Paroquial de Santo André

(1) A dáfnia como modelo na avaliação dos efeitos da poluição – A dáfnia (Dapnhia magna) é um organismo aquático com um papel fundamental em termos ecológicos, sendo que está na base das cadeias alimentares e a sua presença/ausência pode traduzir-se em perturbações no ecossistema aquático. Esta atividade terá como objetivo dar a conhecer a dáfnia como organismo modelo em ensaios de ecotoxicidade de forma a avaliar os potenciais efeitos tóxicos que alguns compostos podem exercer sob os organismos aquáticos.

(2) As minhocas como sensores da qualidade e poluição dos solos – Sabes que as minhocas são organismos importantes na qualidade do solo e sentinelas da poluição do ecossistema terrestre? Nesta atividade irás conhecer a importância do solo na biodiversidade e alimentação humana. Também será abordada a importância das minhocas nos serviços dos ecossistemas e na qualidade do solo. E a sua importância como bioindicadores da poluição do solo e utilização em estudos ecotoxicológicos de laboratório.

(3) Diversidade dos recursos genéticos vegetais: um caminho para a sustentabilidade – Esta atividade pretende alertar para a importância da diversidade de recursos genéticos na agricultura e nutrição humana e como estes podem contribuir para os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas’ para 2030, tais como: reduzir os impactos ambientais da produção de alimentos; combater a perda de biodiversidade e melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição. A atividade permite demonstrar como a Genética Molecular e a Investigação podem contribuir para a sustentabilidade.

(4) O peixe-zebra como modelo na ecotoxicologia e toxicologia – O peixe zebra é um modelo animal muito utilizado na ecotoxicologia e toxicologia. Com este organismo é possível observar-se os efeitos que os tóxicos podem potencialmente induzir em organismos não-alvo, tais como malformações ou alterações no desenvolvimento embrionário, dano genético, alterações comportamentais, entre outras. Estes ensaios permitem demonstrar a importância de reduzir a presença destes compostos nos ecossistemas aquáticos e desta forma proteger os peixes.

(5) Underground heros – the SuperWorm – Nesta atividade vamos conhecer melhor a minhoca, Eisenia fetida, descrevendo a espécie, analisando a sua anatomia e biologia, esclarecendo a sua importante função no solo e na reciclagem de resíduos alimentares domésticos. A atividade permite explorar a vermicompostagem.

(6) Oceanus – Nesta oficina vamos observar a biodiversidade intertidal, produzir máscaras faciais com algas e ambientadores ecológicos com extratos de algas.

(1) Reticulação polimérica: produção de um “pega-monstro” – Quando a solução aquosa de borato de sódio entra em contacto com a cola líquida ocorre uma reação química que origina um polímero de silicone com propriedades surpreendentes, como poderás descobrir! Conceitos abordados: mistura em reatores químicos; engenharia de polímeros; desenvolvimento de produto.

(2) Jogo Humano do GEM IN: educação intercultural – O “You Win GEM IN” é um jogo de educação intercultural que convida à descoberta da ciência, cultura e desporto. O jogo encoraja à reflexão e discussão sobre cidadania, direitos humanos, igualdade de género e outros valores sociais Europeus. As cores do jogo representam vários tópicos, incluindo Humanidades, Ciência, Música e Arte, Lógica, Europa, Valores Sociais, Media e tecnologias e Desporto e Hobbies.

(3) Tinkering – Nesta oficina, vamos pôr as “mãos-na-massa” com robots pintores, pianos elétricos (a nossa banda de super-heróis) e realizar um Do it Yourself (DIY) theremin low-cost.

(1) Análise de cargas elétricas para melhor sustentabilidade no consumo energético – Montagem com diversas cargas de iluminação e diversa tomadas elétricas monitorizadas digitalmente de forma individual e agrupada permitindo visualizar várias grandezas elétricas como tensão, corrente, consumos instantâneos ou projetados a um ano, fator de potencia, entre outros. Os visitantes podem comutar livremente e em segurança as cargas instaladas podendo analisar ganhos em consumo entre vários tipos de iluminação e constatar consumos de equipamentos usuais e principalmente consumos de “stand by”.

(2) Incorporação de fotovoltaicas na arquitetura e dispositivos móveis – Quando pensamos em energia solar, a nossa imaginação limita-se a painéis fotovoltaicos de silício escondidos nas nossas habitações ou na ocupação em grande escala de terrenos com enorme potencial solar. Felizmente, as células solares sensibilizadas por corante (DSSC) emergem como uma tecnologia solar, mais simples, económica e esteticamente apelativa, que irá mudar a forma como literalmente olhamos para as fotovoltaicas – uma integração mais harmoniosa nas nossas casas e nos nossos dispositivos móveis.

(3) Os superpoderes de um sal e de um álcool no combate às emissões de CO2 – Produção de Hidrogénio verde a partir de um sal (borohidreto de sódio, NaBH4) e água. Conversão do Hidrogénio em Eletricidade limpa, através de uma célula de combustível PEM. Produção de eletricidade verde a partir de um álcool (metanol, CH3OH) através de uma célula de combustível com alimentação passiva de metanol (pDMFC). Alimentação de duas ventoinhas eólicas usando a energia verde produzida.

(4) Underground Watt – Nesta oficina vamos explorar como produzir energia a partir dos microrganismos do solo, partir à observação da mesofauna do solo e descobrir como produzir bioplástico.

(5) Smart city – Nesta oficina vamos abordar o conceito de mobilidade inteligente e testar carros movidos a célula de combustível, pressão de ar, sal e células solares fotovoltaicas.

(0001) Science Multiverse 3D – Nesta oficina vamos mostrar como funciona a impressão 3D, apresentando a tecnologia associada e demosntrando através de impressões de amostras Science Mutliverse e do desenvolvimento de um modelo 3D.

(0010) Sistemas sensoriais com base em IoT – Como criar cidades inteligentes “Smart Cities”, sustentáveis e humanas? Os sistemas sensoriais com recurso a tecnologias IoT (Internet das Coisas) são um dos seus pilares. Sabes o que são tecnologias IoT? O que são sistemas sensoriais? O que é a autonomia e eficiência energética desses sistemas? O que é um sensor inteligente “Smart Sensor” e como funciona? Queres investigar, desenvolver e interagir através da experimentação? Aparece!

(0011) Triagem de parafusos e porcas metálicas com visão artificial – Um robô delta recolhe peças metálicas do tampo de uma mesa e arruma-os de acordo com a sua forma e dimensão, que é detetada por uma câmara. O sistema funciona ao lado de um computador que mostra as imagens de classificação dos objetos, às crianças é dada a oportunidade de ver o sistema em funcionamento, são explicados os conceitos básicos de robótica e visão artificial e é dada a oportunidade de alterar parâmetros de classificação, vendo de seguida o efeito que essas alterações tiveram sobre o sistema.

(0100) Oficina cósmica – Vamos construir e lançar foguetões, partir numa aventura de prova de gelado de astronautas e conhecer o sistema solar em Realidade Aumentada!

(0101) A estrutura dos metais – Uma estrutura de um equipamento médico adaptada com um microscópio permite ver a constituição dos metais tanto simples como ligas. Os visitantes podem mexer na estrutura através de botões rotativos e regulando focagem e distancia ver a estrutura dos metais em amostra num monitor de um portátil.

(1) Bactérias láticas e probióticos como aliados da saúde humana – Será que todas as bactérias representam um perigo para a saúde humana? Nesta atividade vais aprender que existem bactérias benéficas no nosso organismo, como as bactérias láticas e probióticos que podem ser encontrados em iogurtes, por exemplo. Para além disso, vou-te ensinar a fazer os teus próprios iogurtes em casa de forma simples e barata. Vamos a isso?

(2) Testa o teu nariz! – Os perfumes contêm três classes de notas olfativas na sua composição: as notas de topo/cabeça; as notas intermédias/coração; e as notas de base/fundo. Queres testar o teu nariz? Tenta adivinhar a que corresponde o cheiro de cada frasco contendo óleos essenciais das várias classes de notas olfativas. Conceitos abordados: engenharia de perfumes; radar dos perfumes; microencapsulação de fragrâncias

(3) Mundo micro – Nesta oficina vamos explorar os temas da ubiquidade dos microrganismos em meio doméstico, revelar microrganismos das mãos, testar o efeito protetor dos protetores solares contra raios UV e construir pulseiras indicadoras da intensidade de UVs

(4) Ingenius – Nesta oficina vamos partir numa aventura para a construção de dedos robóticos, teste de frequência cardíaca com arduino e um Do it Yourself (DIY) de mini-drones

(1) Inspector Gadget – O Inspetor Gadget é um polícia metade homem, metade máquina e tem como principal objetivo salvar o mundo dos crimes do Dr. Garra. Nesta atividade vais poder explorar o multiverso da segurança civil com engenhocas divertidas do Inspetor Gadget!

(2) Seguranca civil – A segurança rodoviária é muito importante. Nesta oficina abordam-se regras para uma circulação harmoniosa e cuidados a ter. Fica a saber mais sobre a importância da postura defensiva nas interacções em contexto rodoviário.

(3) Defesa pessoal – Introdução às atividades de defesa pessoal e modalidades de combate, explorando conceitos básicos de aquecimento e bio-mecânica. Contextualização da modalidade no meio social, benefícios e importância no bem estar físico, mental e espiritual.

(1) Food lab – Nesta oficina vamos produzir gelado instantâneo com cianobactérias e microalgas, vamos descobrir insetos comestíveis e criar lollipops de extratos de alga.

(2) Bar molecular – No bar molecular testar-se-ão técnicas de mixologia para produzir cocktails. Emulsificações, gelificações e esferificações serão a base das nossas experiências. Nesta oficina, cocktails coloridos desafiam a densidade e fazem as delícias ao paladar e à curiosidade.


24 e 25 de setembro de 2022
10h00 – 18h00

Fundação de Serralves

Science Open Days (gratuito)

Hacakthons Infinity Science Stones (gratuito)