investigadores

Ítala Marx possui sólida formação académica em ciência e tecnologia dos alimentos e experiência profissional diversificada na indústria alimentícia. Ao longo de sua carreira, Ítala tem explorado matrizes naturais em termos de caracterização química, avaliação bioativa e tecnologias emergentes de extração.

Ítala possui doutoramento em Ciências Farmacêuticas com especialidade em Nutrição e Química Alimentar. Nos últimos anos, sua investigação tem se concentrado na otimização de processos industriais para obtenção de produtos naturais ricos em compostos bioativos. O objetivo tem sido extrair moléculas de alto valor e reintroduzi-las na cadeia alimentar, desde a agricultura até ao consumidor final.

Atualmente, Ítala atua como investigadora de pós-doutoramento no Centro de Engenharia Biológica (CEB), Universidade do Minho, Projeto Blue – Bioeconomy, People, Sustainability, Health.

Neste ano, Ítala recebeu o prémio Jovem Investigador EuChemS FCD, em Belgrado, na Sérvia.

Ana Isabel Marques Monteiro, doutorada em Ciencias Agronómicas e Florestais, é Investigadora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro integrado do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). Nos últimos anos, esteve envolvida em diversos projetos de investigação relacionados com a ecofisiologia vegetal em espécies mediterrâneas, especialmente em videira. A sua atividade científica, passa por explorar diversas metodologias, desde a caracterização do estado hídrico das plantas até ao comportamento fisiológico, bem como a realização de estudos laboratoriais abrangendo áreas como histologia e bioquímica vegetal. Para mais informações consultar https://orcid.org/0000-0002-5872-6264.

Lia-Tânia Rosa Dinis, doutorada em Ciências Agrárias e Florestais, é Investigadora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro integrado do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). O seu percurso tem-se focado em investigar o impacto das condições climáticas na fisiologia de algumas espécies como o castanheiro, a videira e a oliveira. O principal interesse é estudar estratégias, de baixo custo e amigas do ambiente, de adaptação/mitigação dos efeitos negativos das alterações climáticas para as culturas mediterrânicas. Para tal, são usadas ferramentas de avaliação em trabalhos de campo, estudando o comportamento fisiologico das plantas, as relações hídricas e produtividade e em laboratório através de uma panoplia de quantificações bioquímicas. Para mais informações consultar http://orcid.org/0000-0002-9612-0909.

Pedro Alves, natural de Braga, nasceu em 1992 e desde cedo revelou um particular fascínio pelos traços, cores e dinâmicas da Natureza. Este foi aumentando ao longo do seu crescimento numa zona rural, a aldeia de Lamas (Braga), o que culminou na sua formação académica na área da Biologia na Universidade do Minho.

Tem colaborado com diversas campanhas e iniciativas nacionais de sensibilização ambiental como monitor científico, fotógrafo e designer. É co-autor de guias de campo, livros e outros materiais pedagógicos, assim como exposições coletivas.

Atualmente, desenvolve projetos no âmbito da conservação da natureza, nomeadamente com aves necrófagas, ecossistemas lênticos e lóticos e educação ambiental, nas regiões do Minho e Trás-os-Montes, com a Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural.

De forma complementar, dedica-se à fotografia de natureza e vida selvagem, por considerar que, através de uma abordagem multidisciplinar e multinível, é muito mais eficaz sensibilizar a população para a preservação e proteção da natureza.

Pedro Correia Rodrigues é Licenciado em Biologia Aplicada, Mestre em Gestão e Conservação da Natureza pela e Doutor em Biologia – Especialização em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas. Encontra-se a terminar um segundo Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias – Especialização em Didática da Informática.

Desde 2015 é Professor Convidado na ESE-P.Porto, integrado na Unidade Técnico-Científica de Matemática, Ciências e Tecnologias.

Os seus interesses de investigação em Didática de Ciências e Tecnologias, centram-se no uso de microprocessadores e sensores como ferramentas epistémicas no ensino de Ciências Naturais no EB e para a Iniciação à Programação e Robótica.

Os seus interesses de investigação em Ecologia e Conservação da Natureza, primordialmente direccionados para aves marinhas, prendem-se com a ecologia espacial, modelação de distribuições e seguimento remoto de diversas espécies alvo.

Possui vasta experiência profissional em projectos de investigação, de conservação e em consultoria na área da Avaliação de Impacte Ambiental.

No âmbito do projecto Life+ MarPro, esteve activamente envolvido no processo de definição da Rede Natura 2000 em meio marinho, em Portugal continental, para aves marinhas e cetáceos. No âmbito do projecto Marine Bird Oil Map esteve envolvido na identificação e mapeamento de áreas de risco a petroleamento de aves marinhas.

Coordenou diversos estudos de monitorização de impacte de aproveitamentos de energia renováveis (parques eólicos e barragens) sobre comunidades de morcegos.

Ao longo dos anos trabalhou em diversas entidades de conservação da natureza, universidades e Organizações Não-Governamentais de Ambiente, tendo desempenhado funções de Gestão de Bases de Dados e Sistemas de Informação Geográfica.

Geocientista e empreendedor apaixonado pelo desenvolvimento sustentável. Doutorado em Materiais de Construção Circular pela KU Leuven na Bélgica, no âmbito da prestigiada rede doutoral “Marie Skłodowska-Curie Actions” onde trabalhou como investigador numa das maiores empresas de cerâmica de construção do mundo (Wienerberger). É cofundador de duas start-ups nas áreas da geodiversidade e dos resíduos, e cofundador do Fórum Energia e Clima (FEC), uma ONG portuguesa e consultor da CPLP, focada em projectos de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Desempenha ainda funções em associações europeias de ciência e inovação (Vice-Presidente da APEI Benelux, Presidente do EIT RawMaterials Alumni Board e Membro do EIT Alumni Board).

O CIMO – Centro de Investigação de Montanha é uma unidade de investigação multidisciplinar localizada no Instituto Politécnico de Bragança, com um polo no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Faz parte da rede nacional de investigação coordenada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O CIMO segue uma abordagem interdisciplinar baseada numa estratégia de investigação aplicada da Montanha Mediterrânica que cobre questões e conhecimentos que vão desde a Natureza (matérias-primas, recursos naturais, biodiversidade, agricultura e gestão florestal) aos Produtos (Alimentos ou materiais de base natural). Visa promover a investigação de acordo com as melhores práticas internacionais, promovendo a observação científica e o desenvolvimento experimental para a conservação, exploração e valorização científica da biodiversidade, dos recursos naturais, dos sistemas agrícolas e florestais e dos produtos de montanha; desenvolver sistemas sustentáveis de uso da terra, melhorando as competências de investigação endógena; e interligar a investigação e as partes interessadas que promovem o desenvolvimento sustentável nas zonas montanhosas.

João Rafael Pedra Trindade Silva concluiu o Mestrado em Processos Químicos e Biológicos em 04/04/2018 pelo Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Atualmente, está a frequentar o Doutoramento em Engenharia Química na Universidade de Coimbra desde 2021 e é Assistente Convidado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra desde 2017. O seu trabalho centra-se nas áreas de Engenharia e Tecnologia, com ênfase em Engenharia Ambiental, Tratamento de Efluentes e Recursos Hídricos. Publica ativamente artigos em revistas científicas e possui 1 patente registada para um digestor anaeróbio. Participou do Webinar VOCAdvanced como keynote e em três outras conferências. Participa e/ou participou como colaborador em 4 projetos com empresas nacionais, nomeadamente BioCOV, Ambipapel, H2OIKEA e Pegada Hídrica Mendes Gonçalves e, ainda, como colaborador em dois projetos internacionais SYMBIOSIS I e II. Scopus ID: 57221107203.

Bolseira de investigação na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde:  Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Frequenta o doutoramento em Enfermagem pela Universidade de Coimbra; Concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2012, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra em 2018. Atua na área das ciências da saúde com ênfase no domínio de enfermagem e do envelhecimento, bem como no âmbito do Eixo Estratégico para o Desenvolvimento: Envolvimento do cidadão e Extensão à sociedade (UICISA: E/ESEnfC).   

Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e Investigador na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Vice-Coordenador do Eixo Estratégico para o Desenvolvimento: Envolvimento do cidadão e Extensão à sociedade (UICISA:E). Concluiu o Doutoramento em Enfermagem em 2017 pela Universidade Católica Portuguesa e o mestrado em Saúde Pública em 2008 pela Universidade de Coimbra, e licenciatura em Enfermagem em 1994 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e o curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem Comunitária em 2007. Participa e/ou participou como Investigador em 3 projetos. Atua na área de Ciências Médicas e da Saúde com enfase no domínio de Enfermagem.

Atual Strategic Design & Marketing Manager na Everythink – Design for Change, a Dina Oliveira tem mais de 13 anos de experiência nas áreas de marketing e inovação. Atualmente a frequentar o doutoramento em Marketing & Estratégia pela Universidade do Minho, tem um mestrado em Marketing pela Universidade de Aveiro, licenciatura em Gestão de Marketing pelo IPAM Lisboa e uma especialização em Design Thinking pela EDIT. A nível profissional já passou pela Porto Digital (Innovation Project Manager), pela WOOK (Gestora de Marketing Digital), pela SONAE MC (gestora de inovação e de produto) e foi ainda responsável pela gestão de vários eventos na área do marketing. Atualmente, também é professora convidada no Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo (ISCET), na licenciatura de marketing & publicidade e no CTeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico, bem como a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (P.Porto), na Pós-Graduação Marketing Digital para a Hotelaria e Turismo. Também tem experiência em formação e consultoria nas áreas de Inovação, Design Thinking e Marketing Digital, em diferentes instituições como a EDIT, FLAG e Escola Marketing Digital. Mais informação e recomendações: www.linkedin.com/in/dinaoliveira/

Margarida Pereira é estudante de doutoramento (FCUP-UP) que desenvolve a sua investigação em fitorremediação assistida por microrganismos para a remoção de poluentes mistos em ambiente estuarino, estreitamente alinhada com o Projeto BIOSYSMO do CIIMAR. O seu percurso académico compreende uma Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (FCT-NOVA), um Mestrado em Comunicação de Ciência (FCSH-NOVA) e um Mestrado em Biotecnologia para a Sustentabilidade (ITQB-NOVA). Tem experiência em biotecnologia aplicada dos ramos azul, verde e vermelho em variados centros de investigação Portugueses. E gosta muito de comunicar todas as ciências naturais para os mais pequenos e mais graúdos!

Dora Coelho licenciou-se em Bioquímica e Química Alimentar em 2006 na Universidade de Aveiro, Portugal, e em 2011 obteve o Doutoramento em Química na mesma universidade. Após um ano com bolsa de pós-doutoramento na Universidade de Münster, Alemanha, regressou a Portugal em 2013 para trabalhar como investigadora no CeNTI. Desde 2017, é responsável pela gestão do relacionamento com clientes, e recentemente, responsável pelo departamento de Marketing&Comunicação. Ao longo do seu percurso tem participado em diferentes projetos de I&D, eventos científicos e eventos orientados para a indústria, que lhe têm permitido adquirir fortes competências e conhecimentos em áreas como os (bio)polímeros, química e nanotecnologia, bem como em diversas técnicas de caracterização.

Bruna Fontana Lazzari tem 22 anos e é brasileira. Interessa-se por temas relacionados com a alimentação, como a origem dos produtos, os hábitos alimentares e a biodiversidade, razão pela qual está a estudar Gastronomia. É também muito entusiasta da aprendizagem de outras línguas e de tirar fotografias, especialmente da natureza.

Andreia Monteiro é licenciada em psicologia, tem especialização em psicologia da educação, em educação e formação de adultos e igualdade de oportunidades. Andreia tem mais de 20 anos de experiência na área de educação, formação e capacitação de organizações e pessoas, tendo estado envolvida em projetos nacionais e europeus tendo em vista: o desenvolvimento de projetos de inovação educativa, capacitação de professores em diferentes domínios do ensino-aprendizagem, desenvolvimento de recursos e materiais de apoio ao ensino e aprendizagem, definição de metodologias e instrumentos de avaliação pelas competências. No âmbito da noite europeia dos investigadores, Andreia Monteiro irá dinamizar um jogo de tabuleiro que tem pretende abordar as questões da multiculturalidade e de valores sociais comuns com os jovens: o GEM IN You Win!

Bolseira de Iniciação à Investigação na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Frequenta o Curso de Licenciatura em Enfermagem na ESEnfC. Participa em projetos na área das ciências da saúde no âmbito da enfermagem, tendo frequentado 3 edições de Rotações de Iniciação à Investigação (RII) dinamizado pela UICISA: E/ESEnfC, no Eixo Estratégico para o Desenvolvimento: Envolvimento do cidadão e Extensão à sociedade. Atualmente atua no âmbito do projeto Centralidade na Pessoa para uma Saúde Digital Equitativa.

Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Concluiu o Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica em 2015 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Pós-Graduação em Enfermagem de Cuidados Intensivos pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Licenciatura em Enfermagem em 2008 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Frequenta o Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (ramo Pessoa em Situação Crítica e ramo Pessoa em Situação Perioperatória) na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra EPE de 2012 a 2023. 

Cátia Vanessa Queijo Brito, doutorada em Cadeias de produção Agricola – Da Mesa ao Campo, é Investigadora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro integrado do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). É Fisiologista vegetal e o foco da sua investigação tem sido o aumento da sustentabilidade económica e ambiental de culturas agrícolas, especialmente oliveira e videira. Para tal, dedica-se ao estudo da resposta das plantas a stresses abióticos e procura avaliar e difundir práticas e tecnologias agrícolas inovadoras para mitigar as alterações climáticas, através da redução dos gases com efeito de estufa e do aumento do sequestro de carbono, e adaptar as culturas às condições ambientais adversas. Os estudos passam pela monitorização de respostas anatómicas, fisiológicas e metabólicas das plantas, crescimento, produtividade e qualidade das colheitas, e a avaliação de indicadores de saúde e qualidade do solo. Para mais informações consultar https://orcid.org/0000-0003-2370-6084.

É Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro integrado do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). A sua atividade científica tem-se focado no estudo de medidas de adaptação da vinha e de outras culturas mediterrânicas ao stresse estival severo. A preocupação fundamental tem sido a de privilegiar medidas que sejam de baixo-custo e ambientalmente sustentáveis no atual contexto de alterações climáticas. Para este estudo são usadas diversas técnicas instrumentais para monitorizar a performance fotossintética das plantas. Os estudos estão em geral enquadrados em linhas de investigação de projetos científicos e os resultados obtidos são divulgados à comunidade, usando os mais diversos meios de transferência e comunicação do conhecimento. Para mais informações consultar http://orcid.org/0000-0001-5825-559X

Ana Rita Costa Silva é investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e frequenta o Doutoramento em Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo a sua tese sobre o estudo de atmosferas de planetas extra-solares. Licenciou-se em Astrofísica em 2020 pela Universidade de Hertforshire, no Reino Unido, ao que se seguiu um estágio de investigação com a Universidade Técnica Chalmers, na Suécia. Tem também uma grande paixão por comunicação de ciência: participa em eventos de divulgação com o IA e partilha o dia-a-dia de uma astrónoma no Instagram (@astrophd.rita).

Mariana Matias, nascida e criada na Covilhã, obteve o grau de Mestre em Engenharia de Micro e Nanotecnologias pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (FCT/UNL), Portugal, em 2019.

Atuou como pesquisadora em diversos projetos durante 1 ano no CENIMAT.

Trabalha como investigadora júnior em eletrónica impressa na AlmaScience desde 2020.

Susana Isabel Almeida Campos é doutorada em Desenvolvimento, Sociedade e Território, mestre em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e licenciada em Engenharia Biotecnológica pelo Instituto Politécnico de Bragança. É membro integrado e investigadora do CISAS (CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM SISTEMAS AGROALIMENTARES E SUSTENTABILIDADE, IPVC). Atualmente trabalha como investigadora de pós-doutoramento no projeto Horizonte Europa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – FEAST – Food systems that support transitions to healthy and sustainable diets, financiado pela União Europeia, Confederação Suíça e UK Innovation Fund. Participou como investigadora em várias candidaturas a projetos nacionais e internacionais. Trabalhou como bolseira de investigação em vários projetos nacionais e internacionais na área da sustentabilidade e do agronegócio. Foi consultora/formadora em gestão e marketing em empresas agro-alimentares. Foi distinguida com o prémio “Grupo dos autores das melhores teses de mestrado sobre a Economia Portuguesa, em temas de economia e finanças” pelo Banco de Portugal e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tem publicações em artigos de revistas indexadas ao isiweb e scopus.

Geocientista e empreendedor apaixonado pelo desenvolvimento sustentável. Doutorado em Materiais de Construção Circular pela KU Leuven na Bélgica, no âmbito da prestigiada rede doutoral “Marie Skłodowska-Curie Actions” onde trabalhou como investigador numa das maiores empresas de cerâmica de construção do mundo (Wienerberger). É cofundador de duas start-ups nas áreas da geodiversidade e dos resíduos, e cofundador do Fórum Energia e Clima (FEC), uma ONG portuguesa e consultor da CPLP, focada em projectos de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Desempenha ainda funções em associações europeias de ciência e inovação (Vice-Presidente da APEI Benelux, Presidente do EIT RawMaterials Alumni Board e Membro do EIT Alumni Board).

É licenciada em Psicologia Clínica, tem o Mestrado em Psicologia da Saúde e o Doutoramento em Psicologia Aplicada, pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal. Tem participado enquanto investigadora, em vários projetos de investigação na área da promoção da saúde (e da promoção da saúde na doença) e, enquanto psicoterapeuta, tem desenhado programas de intervenção para a promoção da saúde e do bem-estar (para indivíduos com doença crónica, idosos, cuidadores informais, crianças /adolescentes e pais). Tem vários capítulos de livros e artigos científicos publicados a nível nacional e internacional. Atualmente é Consultora de Saúde nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde onde desenvolve a sua atividade no Centro Nacional de Telesaúde, no âmbito do Programa de Transição Digital em Saúde; e desempenha funções de Professora Auxiliar e Investigadora Integrada no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento Positivo (CIPD), da Universidade Lusíada-Norte, Porto, Portugal.

Verónica Oliveira é investigadora do Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra. Licenciada em Engenharia do Ambiente (2009) e Mestre em Gestão Ambiental (2012), pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra. Possui o Doutoramento Europeu em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, onde realizou a tese “Phosphorus recovery from municipal solid waste digestate aiming at its valorization as a fertilizer”, que foi distinguida com o prémio accésit (mérito) pela Fertibéria (2022). Os projetos de I&DT em que está envolvida no IPC procuram desenvolver novas estratégias e soluções, através da aplicação de tecnologias convencionais (e.g. compostagem) e avançadas (e.g. processo eletrodialítico e membranas permeáveis a gases), para a valorização de resíduos, numa perspetiva da economia circular e gestão mais sustentável de recursos.

Filipe LS Monteiro é licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro (UA) desde 1988.

Durante mais de vinte anos desenvolveu a sua atividade profissional na indústria, onde exerceu várias funções (área de Controlo da Qualidade, Direção de Produção, Desenvolvimento de Novos Produtos e Tecnologias e apoio na Certificação da Qualidade e Ambiente da empresa. Em finais de 2009 trocou essa atividade por outras paixões: o ilusionismo, a investigação, a divulgação da ciência e a escrita, realizando o casamento entre a magia e todas estas valências.

Como escritor, publicou um romance e três livros infantojuvenis que tem vindo a apresentar pelas escolas de todo o país sempre com muita magia. A partir de 2018 integrou o grupo de investigação REPAIR, da UA, na procura de soluções aplicadas ao Ambiente e recuperação de elementos de alto valor económico e/ou estratégico, participando na escrita de alguns artigos científicos (ver ORCID.org/0000-0002-9536-0302).

Filipe LS Monteiro é sócio das duas principais associações de magia do país: Clube de Ilusionistas Fenianos, no Porto, e Associação Portuguesa de Ilusionismo, com Sede em Lisboa. Neste âmbito, colabora anualmente com a Organização das duas mais antigas atividades no mundo da magia nacional: o evento MagicValongo (onde assumiu funções de Secretário do Conselho Fiscal) e que, como o nome indica, acontece todos os setembros em Valongo, Porto; e os Encontros do Grupo Mágico de Sintra, sendo neste caso o nome mais redutor, dado que os encontros vão decorrendo em várias localidades e é integrado por um grupo de pessoas amantes desta arte em Portugal, mas também da vizinha Espanha. Participa e atua também em espetáculos de ilusionismo em vários locais do país.

Pela particularidade das apresentações verdadeiramente mágicas, o autor-ilusionista faz-se acompanhar pela Maria José Alves, licenciada em Gestão e Planeamento em Turismo (também pela UA) e parte integrante em todos estes projetos, pois ela é “elemento-chave” na sua delineação, além “de ser a personagem oculta por detrás da magia”. Uma dupla de sucesso…

Paralelamente, e respondendo a algumas solicitações, apresentam, em jeito de tertúlia, em escolas, bibliotecas municipais, associações culturais ou outros eventos, “A Química do Amor”, onde abordam os conhecimentos científicos que explicam esta emoção, com destaque para as substâncias químicas responsáveis pelas diferentes fases do enamoramento… a que não falta a explicação para a tristemente famosa “crise dos sete anos” numa relação. Também aqui são efetuados alguns efeitos de magia. Sobre esta sessão, poderão visualizar um excerto em https://www.youtube.com/watch?v=vuRLiSiQ5Bo&t/

Por último, e num outro casamento profícuo em que aliam a magia à sua formação científica, desenvolveram um projeto de divulgação de fenómenos e conceitos científicos, apresentados como verdadeiros efeitos mágicos: FMJ – Mentes Mágicas. Nesta faceta, organizam e colaboram em oficinas de ciência, coordenando e apresentando um espetáculo de ciência mágica, onde os espectadores se veem surpreendidos por vários efeitos aparentemente impossíveis, onde o verdadeiro mágico são os conceitos de ciência. A verdadeira ciência mágica!

Para conhecerem melhor o trabalho desenvolvido por este duo, poderão consultar e acompanhar as suas atividades em:

Investigadora de Pós-Doutoramento na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Concluiu o Doutoramento em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 2021, e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São João del – Rei em 2016. Concluiu o curso de Bacharelato em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del – Rei em 2014. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Prevenção e Posvenção do Suicídio (LEPS) e do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS). Atua no âmbito do Eixo Estratégico para o Desenvolvimento: Envolvimento do cidadão e Extensão à sociedade (UICISA: E/ESEnfC).   

Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e Investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Coordenadora do Eixo Estratégico para o Desenvolvimento: Envolvimento do cidadão e Extensão à sociedade (UICISA: E/ESEnfC). Concluiu o Doutoramento em Enfermagem avançada em 2018/11 pela Universidade Católica Portuguesa, Mestrado em Sociopsicologia da Saúde em 2002 pelo Instituto Superior Miguel Torga e Licenciatura em Enfermagem de saúde infantil e pediatria em 1993 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Participa e/ou participou como Investigador em 3 projetos. Atua na área de Ciências Médicas e da Saúde com enfase no domínio de Enfermagem.

André Carapeto – Coordenador técnico do projecto “A Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental” (2016-2020)

André Carapeto, biólogo, licenciado pela Universidade de Coimbra e mestre em gestão e conservação da natureza pela Universidade do Algarve. Desde 2005 que trabalha em consultoria ambiental, principalmente em estudos de botânica, projetos de avaliação de impacto ambiental e de ordenamento de território. Sócio da Sociedade Portuguesa de Botânica (SPBotânica), é um dos responsáveis pelo portal Flora-On. Colabora regularmente com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) desde 2012 e foi responsável pela coordenação técnica do projeto “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”.

Joana Araújo é engenheira biológica com mestrado em tecnologia do ambiente e pós-graduação em gestão de projetos, desenvolvendo a sua atividade profissional desde 2016. Com experiência na indústria e I&D, nos setores público e privado, está envolvida em diversos projetos relacionados com a sustentabilidade ambiental e economia circular. É investigadora do CeNTI no departamento dos Materiais Funcionais desde 2021.

O André Vaz, natural do Porto, tem 25 anos e desde muito novo teve contacto com a informática e eletrónica, que despertou um grande interesse nessa área. Tirou a licenciatura de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Está neste momento a acabar o Mestrado de Sistemas Autónomos no Laboratório de Sistemas Autónomos (LSA) do ISEP, enquanto é Software Developer no deparatamento de Research and Technology na empresa Inova +. Está neste momento a participar em diversos projetos europeus, no desenvolvimento de tecnologia na área da saúde e bem estar.

Ana Beatriz Oliveira é licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais. Beatriz está se especializando em Direitos Humanos e trabalha com projetos internacionais na área da educação e formação. Estes projetos visam a inovação mesclados com a educação e ciência, o desenvolvimento de recursos para o ensino nas mais diversas áreas e níveis de formação e a disseminação de recursos educativos. Na noite europeia dos investigadores, Beatriz irá apoiar a dinamização do jogo de tabuleiro que tem pretende abordar as questões da multiculturalidade e de valores sociais comuns com os jovens: o GEM IN You Win!

Elzbieta Bobrowicz-Campos, doutorada em Psicologia, é Investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Social (Cis_Iscte) do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, fazendo parte do grupo de investigação Saúde para Todos (H4A). O seu trabalho tem se centrado na definição e implementação de estratégias promotoras de envelhecimento ativo e saudável, de acordo com os pressupostos de prática baseada em evidência. Nos últimos anos, tem se dedicado ao tema de transformação digital, investigando os fatores individuais e contextuais que interferem com o uso de tecnologias digitais na saúde e explorando os caminhos que possam levar à saúde digital equitativa. Para mais informações consultar: https://www.cienciavitae.pt/pt/3918-47E3-C68A.

Hugo André Moura Loureiro, conclui o Curso de Licenciatura em Enfermagem pela ESEnfC em 2010 e o Curso de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde pela FEUC em 2014. É pós-graduado em Economia e Gestão em Organizações de Saúde pela FEUC desde 2013 e em Cuidados Continuados e Paliativos pela FMUC desde 2018. Em 2021, concluiu o curso de pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela ESEnfC. Desde 2022, frequenta o Doutoramento em Enfermagem na UC em articulação com a ESEnfC. No domínio profissional, entre os anos de 2010 e 2022, exerceu a sua atividade em unidades de cuidados continuados integrados (Solar Billa Donnes/ Vivenda São Francisco), serviço médico-universitário da UC e em serviços hospitalares do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Em 2023, integrou a UICISA: E como bolseiro de investigação de doutoramento.       

A Andreia iniciou o seu percurso ciêntifico com a licenciatura em Bioquimica, na Universidade do Porto. Aqui, realizou um estágio de um ano no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S). Depois, mudou-se para a cidade de Braga onde fez o mestrado em Ciências da Saúde, na Universidade do Minho. A sua tese foi na área das neurociências onde estudou uma potencial terapia para lesões medulares. Neste momento, a Andreia está a fazer o doutoramento no Instituto de Investigação em Ciências da Saúde (ICVS) em parceria com o Instituto de Imagem e Imunologia (IEII) na Alemanha, estando agora a analisar mais pormenorizadamente a resposta imune associada a traumas na medula.

O @sciencewave__ é uma página de instagram, rede social escolhida pela Andreia para fazer comunicação de ciência. Nesta conta ela simplifica e desmistifica factos relacionados com a ciência e os cientistas. Além disso, mostra a realidade de uma aluna de doutoramento na área da neuroimunologia de forma a inspirar futuros investigadores. Esta onda de ciência já se alargou para outras plataformas, estando agora também disponível o podcast “Ciência no Feminino”. Este podcast nasceu a partir de uma rúbrica mensal do science wave, em que todos os dias 11 a Andreia divulga uma nova área ciêntifica e, tanto ou mais importante, uma mulher cientista dos dias de hoje. Assim, quer pelo instagram quer por episódios deste podcast, o objectivo é melhorar o conhecimento ciêntifico na sociedade assim como inspirar futuras gerações.

Rute Pereira é Licenciada em Química e Mestre em Materiais e Dispositivos Biomédicos pela Universidade de Aveiro. Atualmente encontra-se na fase final do seu Doutoramento em Nanociências e Nanotecnologias. Para além de jovem cientista, a Rute é, também, comunicadora de ciência há cinco anos através do seu projeto “amazing chemist”, que começou através da criação de uma página no Instagram onde partilha do dia-a-dia de uma jovem cientista portuguesa (às vezes pelo mundo) e desmistifica a imagem de um cientista solitário no laboratório. O objetivo desde projeto é inspirar jovens cientistas nas suas carreiras e ajudá-los enquanto descobrem os seus caminhos pelo universo da ciência. Atualmente, a Rute é Editora de Redes Sociais para a Agência Espacial Europeia (ESA).

Sandra Isabel Ribeiro Pereira é Investigadora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ao abrigo do projeto PRR – MiKs4Vine – Novos produtos/formulações para promover uma videira mais resiliente às alterações climáticas. Pertence ao Departamento de Biologia e Ambiente, e é membro integrado do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). A sua atividade científica tem-se centrado no estudo da aplicação de compostos foliares na vinha e noutras culturas mediterrânicas, como estratégia de combate aos efeitos negativos das alterações climáticas. Nos vários projetos em que esteve integrada, estudou diversos parâmetros relacionados com a fisiologia das plantas, bem como com a produtividade e qualidade do fruto. Para mais informações consultar https://www.cienciavitae.pt/FA1E-1EAA-7861

João Avelas Resende é investigador sénior na AlmaScience em Materiais para Eletrónica. A sua investigação principal foca-se em novos materiais para microeletrónica e tecnologia de recolha de energia, ambicionando melhorar o desenvolvimento humano de forma sustentável. 
Atualmente, explora a inovação, desenvolvimento e implementação de materiais à base da celulose para aplicações inteligentes e sustentáveis.

Margarida M. Fernandes é Investigadora Auxiliar no Centro de Microeletromecânica (CMEMs) da Universidade do Minho (UM) em Guimarães e o seu trabalho tem-se centrado no desenvolvimento de materiais inteligentes com propriedades electroactivas para diferentes aplicações. A Doutora Fernandes é licenciada em Química e concluiu o seu doutoramento na Escola de Engenharia da UM em 2011 na área de Ciência dos Materiais e Biotecnologia. Como resultado do seu doutoramento, foi desenvolvida uma patente e um produto cosmético comercializável. Após o doutoramento, mudou-se para Espanha para se juntar ao Grupo de Biotecnologia Molecular e Industrial (GBMI) da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), Barcelona, onde lhe foi concedida a prestigiada bolsa Marie Curie Individual (IEF) para estudar novas abordagens antimicrobianas para combater infecções associadas a dispositivos médicos de demora. A Doutora Margarida Fernandes realiza investigação na área do desenvolvimento de materiais e na sua avaliação biológica, centrando-se também no trabalho realizado no Centro de Física (UM) sobre engenharia de tecido ósseo utilizando plataformas 3D magnético-responsivas, que levou ao prémio da Medalha de Honra L’Oréal Portugal para Mulheres na Ciência em 2018.

Ana S. Fajardo, Investigadora Auxiliar no i2A – Instituto Politécnico de Coimbra, integrada no Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), doutorou-se em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra (2017), e obteve o título de European Ph.D. on Advanced Oxidation Processes. Tendo trabalhado em Portugal, Brasil, EUA e França, adquiriu vasta experiência internacional e multidisciplinar nas áreas de Engenharia Química, Ambiente e Ciência dos Materiais. A sua pesquisa foca-se em resolver desafios ambientais no contexto água-energia, usando processos eletroquímicos para encontrar soluções sustentáveis (tratamento e valorização). Para o avanço da eletroquímica ambiental, a investigadora contribuiu com publicações científicas, desenvolveu patentes, apresentou em eventos científicos, atuou como editora convidada numa edição especial da revista Sustainability e orientou estudantes.

Ana Cristina Veloso, licenciada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, Mestre em Controlo de Qualidade pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Doutorada em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho. É docente do Departamento de Engenharia Química e Biológica do Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de Coimbra. É Sub-Diretora do Instituto de Investigação Aplicada do IPC. É investigadora do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, fazendo parte do grupo de investigação em Engenharia de Sistemas e Bioprocessos. Tem centrado a sua investigação na aplicação de metodologias de modelação, supervisão e controlo de bioprocessos. Tem ainda privilegiado a investigação na área do Controlo de Qualidade e Segurança Alimentar, com especial relevo para a implementação e validação de sensores eletroquímicos na classificação de diferentes matrizes alimentares. Tem participado em projetos de investigação, sendo autor de artigos científicos, capítulos de livros e comunicações em Congressos. ORCID: 0000-0001-8196-7624

Sofia Marques Ramalho, Professora Auxiliar na Universidade Lusíada – Norte. Psicóloga Especialista em Clínica e Saúde e Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) da Universidade Lusíada. Doutorada em Psicologia Aplicada e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência. Certificada pela World Obesity Federation como especialista na prevenção e gestão da obesidade. A sua área de atuação e de investigação está relacionada com a temática do comportamento alimentar e promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Participou como investigadora doutorada em vários projetos financiados, sendo membro integrante da COST Action –  Researcher Mental Health (ReMO). Publicou vários artigos científicos em revistas internacionais revistas por pares, tendo sido distinguida, em 2021, pela Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) com o prémio de “Jovem Investigadora em Obesidade Infantil”.

Investigadora Júnior na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Concluiu o Doutoramento (2020) e o Mestrado (2017) em Memória pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade; na linha de investigação Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional com realização de Estágio de Doutoramento Sanduíche na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora (2018-2019). Concluiu o Bacharelato em Enfermagem e Obstetrícia em 2013 pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua no âmbito do Eixo Estratégico para o Desenvolvimento: Envolvimento do cidadão e Extensão à sociedade (UICISA: E/ESEnfC). 

Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e Investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Concluiu o Doutoramento em Investigação Aplicada em Medicina Preventiva, Saúde Pública e Cirurgia em 2014 pela Universidade de Santiago de Compostela, Mestrado em Saúde Pública em 2006 pela Universidade de Coimbra, licenciatura em Enfermagem em 2001 pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu e Bacharelato em Enfermagem em 1998 pelo Instituto Politécnico de Viseu. Participa e/ou participou como investigador em 4 projetos. Atua na área de Ciências Médicas e da Saúde com enfase no domínio de Enfermagem.

Carlos Seiti Hurtado Shiraishi é investigador com quatro anos de experiência e encontra-se a realizar o doutoramento. Para além das suas atividades académicas, é também um criador de conteúdo no YouTube (www.youtube.com/@carlosseiti). No que diz respeito à investigação, está associado ao Centro de Investigação de Montanha-CIMO (Instituto Politécnico de Bragança) e desempenha um papel de colaborador tanto no departamento de Química Analítica e Alimentar da Universidade de Vigo como no Biomolecular SIMulations Research Group (BioSIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Sua pesquisa concentra-se em cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • 2- Fome Zero e Agricultura Sustentável;
  • 3- Saúde e Bem estar;
  • 4- Educação e Qualidade;
  • 9- Indústria Inovação e Infraestrutura;
  • 12- Consumo e produção responsável.

Linha de investigação:

  • Exploração de recursos naturais para o desenvolvimento de fármacos e alimentos utilizando processos verdes;
  • Exploração e construção de banco de dados online; 
  • Utilização de ferramentas in sílico para compreensão de mecanismos moleculares;
  • Ensino de Bioinformática, programação e nutrição.

Formação:

Engenheiro de Alimentos Engenheiro de Alimentos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Brasil e Instituto Politécnico de Bragança-Portugal)

Mestre em Qualidade e Segurança Alimentar (Instituto Politécnico de Bragança-Portugal)

Doutorando em ciência e tecnologia Agroalimentar pela Universidade de Vigo (Espanha) com o projeto (2023.04950.B) “ScreenBeti: from virtual screening of natural compounds to anti-diabetic ingredients for the food industry”.

Contacto: [email protected]

Sabrina Rodrigues é licenciada em Biologia e mestre em Ciências do Mar pela Universidade do Porto. Atualmente encontra-se na fase final do seu doutoramento em Ciências do Meio Aquático. Para além disso, é membro do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). O foco da sua investigação é a poluição por microplásticos em ambientes aquáticos, nomeadamente estuários e zonas costeiras, e os seus efeitos nas fases iniciais de vida dos peixes. Tem também uma grande paixão por comunicação de ciência e sensibilização ambiental participando em várias campanhas de recolha de lixo, ensino em escolas primárias, palestras e atividades infantis.

Sarah Bogas é mestre em Biofísica e Bionanosisstemas pelo departamento de física da Universidade do Minho. Desde 2020, trabalha como investigadora no departamento de Materiais Inteligentes no CeNTI. As suas atividades de investigação têm-se centrado no desenvolvimento, integração e caracterização de sistemas/sensores eletrónicos de impressão para diferentes substratos, no desenvolvimento de têxteis e compósitos inteligente, e no desenvolvimento de geradores termoelétricos flexíveis. Participa em projetos de I&D, permitindo-lhe adquirir competências em todo o processo de desenvolvimento, integração, produção e caracterização do produto de I&D no processo industrial. Tem também assumido o papel de investigador responsável, adquirindo competências a nível da gestão, da liderança e do trabalho de equipa.

 Formou-se em Engenharia do Ambiente e Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia e desenvolveu como dissertação a Análise do Impacto Ambiental e produtivo de explorações leiteiras portuguesas no âmbito do Interreg Atlantic Area. Com experiência profissional em descontaminação de solos e águas subterrâneas e consultadoria ambiental, também é formadora nas áreas de agricultura regenerativa e agricultura de conservação. Já conta no currículo com várias palestras nas temáticas de agricultura sustentável, carbon farming e compostagem. 

Sara Rodrigues tem uma licenciatura em agronomia pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Portugal, e tem um curso de design de permacultura. Acredita que a biodiversidade é necessária para um futuro sustentável e resiliente, e que isto está ao nosso alcance. 

Filipa Ventura é investigadora júnior na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Filipa é doutorada em Ciências da Saúde pelo Sahlgrenska Academy, Universidade de Gotemburgo. Licenciada em Enfermagem e especialista em Enfermagem Oncológica pela University West, Trollhättan, Suécia.

Filipa é a investigadora responsável pelo projeto ‘Person-centred and integrated care: from the conceptual models to implementation – PiCCi’, onde se procura adaptar e implementar o cuidado centrado na pessoa nos serviços de saúde integrando cuidados especializados e cuidados primários e ambicionando ao cuidado certo, no contexto certo, para a pessoa certa. Filipa interessa-se particularmente pela implementação deste modelo no cuidado à pessoa em contexto de hospital de dia oncológico.

ORCID: 0000-0001-5722-5612

Ciência ID 141C-C4B8-224B

Estudante do 4º ano Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. (Esenfc). Bolseira de Iniciação à Investigação. Participou em diversos projetos de investigação e extensão à comunidade, associados à ESEnfC – UICISA: E, nomeadamente no âmbito do Eixo Estratégico para o Desenvolvimento Envolvimento do cidadão e Extensão à sociedade, além de diversas formações e workshops em diversas áreas relacionadas aos cuidados de saúde.

ORCID: 0000-0001-5722-5612

Ciência ID 141C-C4B8-224B

Rosa Carla Gomes da Silva, Doutorada em Enfermagem, Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Pós-graduada em Supervisão Clínica e Mestre em Enfermagem;

Investigadora Integrada no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) e encontra-se em Pós-doutoramento na área da Ciência Cidadã na Unidade de Investigação em Ciência da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Professora adjunta na Escola Superior de Enfermagem do Porto; Na Investigação as áreas principais são a Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, com grande foco na deterioração cognitiva e as intervenções não farmacológicas.  Tem também, uma vasta experiência na área da síntese da evidência sendo Membro do Core Staff do Portugal Centre for Evidence Based Practice: A JBI Centre of Excellence.

ORCID: 0000-0002-3947-7098CIÊNCIA ID: B81B-B2D4-8405